Nosso foco é a prevenção!

O Centro de Urologia Campinas possuí uma equipe médica especializada em urologia, para consultas, procedimentos, exames e cirurgias, além de especialista em fisioterapia que realiza tratamentos especializados em urologia e na área de estética. A clínica também conta com médico ginecologista mastologista e dermatologista, além de nutricionista, para oferecer ao paciente um espaço completo de procedimentos que visam a saúde, o bem- estar e a qualidade de vida.

Selecione acima HOMENS, MULHERES ou GESTANTES e tenha acesso a todos os serviços do Centro de Urologia Campinas. rolando a página para baixo !

Laser íntimo é um grande aliado da mulher

O Centro de Urologia Campinas sabe que a mulher deve se sentir plena e completa em todas as fases de sua vida. Alguns inconvenientes femininos podem abalar a autoestima, dificultar relacionamentos íntimos e até interferir na vida social. Alguns desses desafios podem ocorrer no período pós-parto ou com a chegada da menopausa.

O médico-urologista Moisés Terrazas Garrett, do Centro de Urologia Campinas destaca que entre as queixas mais comuns que chegam ao consultório estão: a incontinência urinária, que pode ocorrer no período pós-gravidez ou na menopausa, e a atrofia e o ressecamento vulvovaginal, que geralmente acontece no período pós-menopausa.

“Com o avanço da medicina e a chegada de novos tratamentos, entre eles o Laser, é possível solucionar alguns desses desconfortos dentro do consultório. Casos como atrofia vulvovaginal e combate à incontinência urinária atrapalham consideravelmente a vida sexual feminina. O recurso terapêutico do Laser é simples e praticamente indolor”, destaca o médico-urologista Moisés Terrazas Garrett, do Centro de Urologia Campinas

Os procedimentos a Laser tem se tornado cada dia mais eficientes e evitam que o paciente seja submetido à cirurgia, além de contarem com alta taxa de sucesso.  “Outras vantagens são que esse procedimento não requer anestesia, é rápido e a recuperação do paciente é, praticamente, de forma imediata”, afirma  Moisés. O médico destaca ainda que o tratamento com o Laser promove internamente a melhoria da saúde da mulher, estimulando a mucosa vaginal e a musculatura. “O procedimento com o LASER atua com precisão e eficácia, melhorando o tônus local e reduzindo o desconforto ou sangramento durante a relação sexual”, completa o urologista. Este tratamento pode ser aplicado por urologista, ginecologista, dermatologista e fisioterapeuta pélvica. Aqui no Centro de Urologia há uma equipe completa de profissionais para atendê-la.

Conheça todos os procedimentos e tratamentos oferecidos pela clínica para a saúde e bem-estar das mulheres clicando nos tópicos abaixo.

O que é estudo urodinâmico?

O estudo urodinâmico também chamado de avaliação urodinâmica é um exame que imita a fase do armazenamento e do esvaziamento da bexiga. Então sua função é demonstrar as causas de incontinência urinária ou de dificuldade para urinar.

Onde se faz o exame?

O exame é realizado no consultório médico sob a supervisão do urologista. O exame é feito com anestesia local onde pequenas sondas passam no canal urinário. Por meio dessas sondas é realizado o enchimento da bexiga com soro e medição das pressões dentro da bexiga.

Quais são as patologias que o exame ajuda a diagnosticar?

1) Aumento da próstata (avalia a presença de obstrução ao fluxo urinário pela próstata, bem como a força de contração da bexiga).

2) Incontinência urinária na mulher (determina a causa exata da perda de urina: se a está associada à urgência miccional/bexiga hiperativa ou se ocorre a esforços).

3) Incontinência urinária no homem (exemplo:após cirurgia para remoção da próstata).

4) Pacientes com lesões neurológicas (bexiga neurogênica).

5) Crianças com meningomielocele

Compartilhe

O que é fisioterapia pélvica?

Trata-se de uma especialidade da fisioterapia responsável por fortalecer o assoalho pélvico. A fisioterapia pélvica atua na prevenção das diferentes disfunções da região pélvica, mais especificamente relacionada a musculatura que envolve o assoalho pélvico, também chamado de períneo – região que vai da sínfise púbica (osso palpado um pouco acima do clitóris) até o cóccix (final da coluna vertebral, logo acima do ânus).

Mas o que é assoalho pélvico?

O assoalho pélvico é um músculo parecido com uma rede, responsável por sustentar os órgãos pélvicos.

O que o enfraquecimento do assoalho pélvico pode causar?

Escape de xixi quando a pessoa espirra ou tosse, risco de queda de bexiga, queda de útero (quando os órgãos caem do lugar natural e ficam muito próximos à vagina). Nos homens, as disfunções causadas por distúrbios no assoalho pélvico envolvem também impotência sexual.

O que pode causar o enfraquecimento do assoalho pélvico?

Obesidade, gestação, parto normal, menopausa, constipação intestinal, envelhecimento e atividade física com pesos frequentes.

O que faz um profissional que trabalha com a fisioterapia pélvica?

Reabilita e ajuda no fortalecimento pélvico.

Compartilhe

O que faz o laser íntimo?

O laser estimula a produção de colágeno, promovendo a sustentação da pele e o aumento de vascularização local.

Para que ser o tratamento com laser íntimo?

Serve para melhorar a lubrificação e ressecamento vaginal, atrofia vulvovginal estreitamento do canal vaginal contribuindo com a sensibilidade durante o ato sexual. Além disso, ajuda a melhorar a perda urinária involuntária (incontinência leve) e fecal.

Tem outras indicações do laser íntimo?

O laser pode ser utilizado também para realizar o branqueamento do grandes lábios e da zona da virilha e melhora a flacidez externa dos pequenos lábios.

O tratamento é dolorido?

O processo não causa dor, somente um leve incômodo. No término do procedimento pode até ficar um pouco vermelho, mas não é necessário restringir atividades físicas ou laborais. Mas é indicado que a mulher não tenha relações sexuais nos três primeiros dias e dependendo do tratamento, a exposição ao sol precisa de cuidados, mas o médico dará a orientação mais adequada.

Quantas sessões são necessárias?

São recomendados de uma a quatro sessões. No entanto, isso depende do tipo de indicação de tratamento. Somente uma avalição mais criteriosa poderá definir o tempo do procedimento.

Quando aparecem os primeiros resultados?

A maioria dos pacientes relata que a sensação de alívio da coceira (comum pela falta de lubrificação) ocorre a partir da primeira sessão. Já a lubrificação local e a melhora das condições gerais da região pélvica, redução da incontinência urinária pode ser percebida a partir da terceira sessão.

Compartilhe

O que é incontinência urinária?´

É a perda involuntária da urina pela uretra. Afeta pessoas de ambos os sexos, em diferentes faixas etárias. Vale destacar que a incontinência urinária é um sintoma, portanto é preciso procurar um especialista para detectar a causa do problema. Mulheres são mais afetadas que os homens.

É normal ter perda de urina com o passar da idade?

Não é natural do envelhecimento e pode acometer jovens, mulheres adultos, mulheres e até crianças.

Como é feito o diagnóstico

O médico urologista e o médico ginecologista são os profissionais especialista em incontinência urinária. A partir de uma avaliação da história do paciente, de exame físico e exames complementares como o estudo urodinâmico (que avalia o funcionamento da bexiga) poderá apontar a causa do problema.

Como é feito o tratamento?

Os tipos de tratamento são variados, mas passam por mudanças no estilo de vida, fisioterapia com exercícios para a musculatura pélvica, medicamentos orais, tratamento com laser.

Compartilhe

O que é bexiga hiperativa?

Caracteriza-se pela associação de alguns sintomas como urgência urinária, com ou sem incontinência associada e pode ser acompanhada pelo aumento da frequência da incontinência urinária noturna. Para ter uma diagnóstico preciso é necessário descartar a infecção de urina.

Como pode ocorrer?

Trata-se de um um problema de origem neuromuscular, no qual o músculo detrusor contrai-se inapropriadamente durante a fase de enchimento da bexiga. Estas contrações ocorrem com frequência e independentemente da quantidade de urina armazenada na bexiga. Existem vários problemas que podem desencadear a hiperatividade do músculo detrusor, dentre eles: infecção urinária, constipação intestinal, obesidade, cálculos renais, idade avançada, hérnia de disco, AVC, esclerose múltipla, dentre outros. Pode também não estar associada a nenhum desses fatores.

Como diagnosticar?

O diagnóstico da bexiga hiperativa é feito por meio de uma avalição cuidadosa do paciente e de exame físico. Também são realizados exames para descartar a infecção de urina e o estudo urodinâmico.

Como é feito o tratamento?

O médico especialista determinará o melhor tratamento de acordo com cada caso. Mas, pode envolver medicamentos, cirurgia e terapia comportamental. A escolha ocorrerá de acordo com a intensidade dos sintomas em cada paciente.

Compartilhe

O que é radiofrequência íntima?

Trata-se de uma técnica que age por meio da geração de calor no tecido embaixo da pele que induz a produção de novas fibras de colágeno. Esta técnica tem sido utilizada para a região genital feminina.

Como é realizado o tratamento?

Por meio de aplicadores posicionados na pele são realizados disparos de radiofrequência no local a ser tratado.

Quais são os benefícios?

Além dos resultados estéticos, a técnica promete ajudar a mulher a ter mais lubrificação vaginal, menos dores durante as relações sexuais, diminuição dos sintomas da menopausa na questão urinária e ajuda no problema da atrofia genital.

Compartilhe

O que é ressecamento vaginal?

Com a chegada da menopausa muitas mulheres começam a sentir ressecamento ou secura vaginal (ausência ou diminuição da umidificação da vagina). Outros fatores que podem causar a secura vaginal são estresse, gravidez, aleitamento, cansaço, uso de antidepressivos, ingestão de álcool em excesso e tabagismo. Vale lembrar que essa lubrificação é muito importante, pois protege e mantém a elasticidade do órgão. O ressecamento vaginal pode causar transtornos afetando a libido, causando dores durante a relação sexual e muito desconforto.

Quais os problemas causados pelo ressecamento vaginal?

A falta de uma lubrificação adequada pode gerar coceira, sangramentos, ardência e infecções de urina e dor durante o ato sexual.

O laser genital pode ser uma boa opção de tratamento?

O laser genital pode contribuir bastante para o tratamento da secura vaginal. Sua aplicação aumenta a hidratação natural da região, ajudando na vascularização da mucosa e reestruturação do colágeno. O laser contribui ainda para diminuir os sintomas de corrimentos e ardor. Vale destacar que o laser vaginal é um boa opção para as mulheres que chegaram na menopausa e não podem realizar a reposição hormonal com estrogênio.

O tratamento é dolorido?

O laser vaginal é seguro, indolor e não causa queimaduras, sendo que após o procedimento é possível retornar às suas atividades normais no mesmo dia. Logo após uma semana já é perceptível a melhora na lubrificação vaginal.

Compartilhe

O que é vídeocolposcopia?

Trata-se de um exame que serve para examinar a vagina e o colo do útero. É importante na identificação das lesões precursoras do câncer de colo de útero e no diagnóstico e tratamento de HPV. O videocolposcópio é um aparelho que possibilita a visualização, a gravação e o registro fotográfico digital das lesões que estão sendo avaliadas. Para se ter uma ideia o aparelho permite aumentar de 10 a 40 vezes o tamanho original da imagem, o que permite uma avaliação mais detalhada das lesões, ajudando a guiar as biópsias.

O exame é feito no consultório?

Sim, trata-se deum procedimento simples e é realizado no consultório.

Existe alguma preparação?

Nas 48 horas que antecede o exame a paciente deve evitar a prática de relações sexuais, não utilizar creme vaginal e não pode estar menstruada.

O exame dói?

Não doí é dura em média de 10 a 20 minutos.

Compartilhe

O que é a vulvocospia?

Trata-se de um exame da vulva que avalia a estrutura da pele e mucosas do órgão genital externo feminino. É indicado para avaliar a presença de HPV e lesões que podem ser câncer. É realizado com o mesmo aparelho videocolposcópio.

Qual é a indicação do exame?

O exame serve para complementar a colposcopia (que avalia a vagina e colo do útero), a anuscopia (região anal).

Como é feito?

O exame da vulva é feito com o colposcópio, instrumento que permite visualizar com aumento da superfície da pele e mucosas.

O exame é dolorido?

Não e e pode ser feito em qualquer época da vida, inclusive na gestação.

Compartilhe

O que é DIU?

O DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo que é colocado dentro da cavidade do útero com o objetivo de impedir que a gravidez aconteça. Também para tratamento de endometriose, sangramento uterino aumentado e reposição hormonal.

Como é feito o procedimento de colocação de DIU?

Para a inserção do dispositivo no útero, são adotados procedimentos simples e rápidos realizados no próprio consultório médico ou no centro cirúrgico com sedação.

O procedimento é dolorido?

A paciente pode sentir cólicas após o procedimento, as quais são suportáveis e o ginecologista pode indicar um medicamento para aliviar os sintomas ou indicar sedação no centro cirúrgico.

Pode ter relação sexual após colocar DIU?

É aconselhável aguardar cerca de 24h após a inserção antes de ter relação sexual

E a retirada é simples?

É simples e a paciente, deve fazer exames periódicos para verificar as condições e o posicionamento do dispositivo. Geralmente, eles oferecem contracepção por cerca de 5 ou 10 anos.

Quais os tipos de DIU?

Existe o DIU de cobre e o DIU hormonal. O primeiro é feito de um material plástico que possui um revestimento de metal de cobre. Já o segundo possui hormônio — levonorgestrel — em sua estrutura, o qual é lenta e gradativamente liberado no interior do útero.

Compartilhe

O que é biópsia de colo uterino, vagina e vulva?

É a remoção de fragmentos do colo uterino, da vagina ou da vulva para diagnóstico de patologias a eles relacionadas, como cervicites, alterações pelo vírus HPV e câncer.

Quando fazer?

Quando o médico suspeitar de alguma alteração ou anormalidade.

Compartilhe

Punção de lesões de mama

Para que serve a punção de lesões da mama?

Trata-se de um procedimento que ajuda os mastologistas a descobrirem se o nódulo é benigno ou maligno. É feito com uma agulha fina nos nódulos palpáveis e realizado com o auxílio de ultrassom nos nódulos não palpáveis, pois assim é possível localizar o nódulo para realizar o exame.

O exame é dolorido?

Não! Não é necessário anestesia para realizar o exame. O procedimento é igual ao exame de sangue, com apenas uma pequena picada de agulha.

Compartilhe

Plano alimentar personalizado para cada objetivo do paciente

  • Emagrecimento
  • Hipertrofia
  • Patologias em que a nutrição pode ajudar ( gastrite, úlcera, esteatose hepática não alcoólica, diabetes, hipertensão, dislipidemia entre outros)
Compartilhe

Reeducação e equilíbrio alimentar é o processo de reavaliar os hábitos e comportamentos diante da comida, ou seja, é a melhora da relação com a comida, sem terrorismo alimentar, dietas radicais e demonização dos alimentos .

Compartilhe
  • Modulação intestinal possibilita o equilíbrio da microbiota intestinal (equilíbrio entre as bactérias boas e patogênicas do intestino), tratamento da disbiose, síndrome do intestino irritável, constipação, diarreia crônica, doença inflamatória intestinal e colite.
  • A modulação intestinal também é benéfica em casos de doenças do trato respiratório (asma, rinite e sinusite) doenças auto imunes, e doenças sistêmicas como obesidade, hipertensão e diversas outras.
Compartilhe
  • A nutrição é uma das especialidades importantes no enfrentamento do câncer. Dependendo do tipo e da localização do tumor, do tratamento proposto e das condições clínicas do paciente, as chances do paciente se desnutrir durante o tratamento aumentam. Por outro lado, alguns pacientes ganham muito peso, o que pode comprometer o resultado a longo prazo.
  • Por esses motivos uma alimentação equilibrada e saudável pode auxiliar no tratamento e bem estar no paciente, ajudando na recuperação  e diminuindo sintomas causados pelos tratamentos medicamentosos.
Compartilhe

Para que serve a cauterização no colo do útero?

No decorrer da vida, a mulher pode desenvolver alterações no colo do útero, os chamados ectrópios. Esse processo, normalmente, não dá sintomas, mas, em alguns casos podem apresentar sangramento durante o sexo, corrimento e dor no baixo ventre. Para eliminar essas feridas é indicada a cauterização do útero.

Como é feito o procedimento?

O procedimento consiste em queimar os tecidos afetados seja pelo uso de ácidos, eletrocautério (eletricidade) ou criocautério (frio).

Quais são os cuidados antes da cauterização do útero?

A mulher não deve estar menstruada nem apresentar infecção vaginal ao realizar a cauterização e ter realizado o exame de papanicolau recentemente.

O procedimento é dolorido?

Não. Após sua realização, deve-se evitar ter relação sexual, fazer duchas vaginais e utilizar absorventes íntimos. Após o procedimento a paciente pode apresentar dor abdominal, normalmente de leve intensidade, eventualmente pode ter que fazer uso de analgésicos que serão recomendados pelo médico. Podem ocorrer também pequenos sangramentos vaginais.

Compartilhe

Comprometimento e qualidade é uma busca constante para todos nossos especialistas.

Agende sua consulta