Nosso foco é a prevenção!

O Centro de Urologia Campinas possuí uma equipe médica especializada em urologia, para consultas, procedimentos, exames e cirurgias, além de especialista em fisioterapia que realiza tratamentos especializados em urologia e na área de estética. A clínica também conta com médico ginecologista mastologista e dermatologista, além de nutricionista, para oferecer ao paciente um espaço completo de procedimentos que visam a saúde, o bem- estar e a qualidade de vida.

Selecione acima HOMENS, MULHERES ou GESTANTES e tenha acesso a todos os serviços do Centro de Urologia Campinas. rolando a página para baixo !

Ondas de choque na saúde íntima do homem

Pesquisas apontam que a terapia por ondas de choque tem apresentado excelentes resultados para tratar disfunção erétil – também conhecida como impotência sexual – e doença de Peyronie; entre as inúmeras vantagens, o tratamento é indolor e não invasivo.

As ondas de choque de baixa intensidade estão sendo consideradas grandes aliadas para tratar homens que apresentam problemas de disfunção erétil vascular (impotência sexual) e doença de Peyronie. Buscando sempre inovações tecnológicas e embasamento científico, o Centro de Urologia Campinas (Uroderma) conta com este equipamento de alta tecnologia para realizar o tratamento em seus pacientes e uma equipe qualificada para avaliar os casos que podem ser beneficiados com o uso das ondas de choque.

O tratamento com ondas de choque não é invasivo, é indolor e não deixa cicatrizes. O paciente passa por sessões que duram em média 30 minutos e logo após o término do procedimento já é possível retornar as atividades do cotidiano.

A Associação Europeia de Urologia (EAU) divulgou recentemente sobre a eficácia do tratamento por ondas de choque de baixa intensidade em pacientes com disfunção erétil vascular. Quando aplicadas, as ondas de choque interagem com o tecido e induzem a uma cascata de reações biológicas. Isso contribui para o aumento do fluxo sanguíneo na região que, por sua vez, é necessário para alcançar e manter uma ereção. Dessa forma, ocasiona uma melhora significativa no desempenho sexual.

Doença de Peyronie

Já a doença de Peyronie se caracteriza pela presença de um nódulo, palpável ou não, associado a dor ou a curvatura do pênis durante a ereção. Em alguns casos, costuma causar grandes incômodos e desconforto aos pacientes, dificultando a ereção e comprometendo a vida sexual. “A medicina está em constante avanço e temos que usar a tecnologia em favor dos pacientes. O tratamento por ondas de choque se mostra muito promissor para esses casos e o Centro de Urologia está preparado para atender os pacientes de forma personalizada para garantir o tratamento mais adequado para cada necessidade”, conclui o urologista.

Conheças todos os tratamentos do Centro de Urologia Campinas para a saúde e bem-estar dos HOMENS, acessando os itens abaixo.

O que é disfunção erétil?

A disfunção erétil popularmente conhecida como impotência sexual é a incapacidade permanente de obter ou de manter uma ereção rígida o suficiente para uma relação sexual satisfatória. Para se ter uma ideia, a disfunção erétil faz parte da vida de 45% dos brasileiros, seja em grau leve, moderado ou completo. Embora seja mais comum em pessoas com mais de 40 anos, pode atingir homens de 15 a 90 anos de idade. Fatores como idade e presença de doenças como diabetes e hipertensão podem dificultar uma ereção.

Quais são as causas?

Uma das possíveis causas desse problema que afeta, e muito, quem passa por isso pode estar relacionado aos distúrbios circulatórios. Então, caso esteja passando por esse problema vale a pena consultar um médico urologista para fazer uma avaliação mais detalhada do caso e começar a tratar o quanto antes.

Quais são os tipos de tratamentos?

Para muitos casos, as ondas de choque podem ser excelentes aliadas, pois estimulam o crescimento de vasos sanguíneos no pênis e na região pélvica. Isso contribui para o aumento do fluxo sanguíneo que, por sua vez, é necessário para alcançar e manter uma ereção. Dessa forma ocasiona uma melhoria no desempenho sexual. Vale ainda destacar que as ondas de choque são indolores, não deixam cicatrizes e não acarretam nenhum tipo de limitação, sendo que após o procedimento, o paciente pode retomar as atividades diárias normalmente.

Tem como evitar o problema?

Algumas dicas podem contribuir para dificultar o surgimento da disfunção erétil: dormir bem, praticar atividades físicas, comer bem, evitar estresse, controlar pressão, diabetes e colesterol. 

Compartilhe

O que é vasectomia?

A vasectomia é um método de esterilização masculina. Trata-se de um procedimento que interrompe a passagem dos espermatozoides do escroto para o líquido ejaculado. A vasectomia deve ser feita por homens que têm certeza que não desejam mais ter filhos. 

Como é a cirurgia?

Trata-se de uma cirurgia simples bem simples e após o médico aplicar anestesia local, é feito um pequeno corte na pele do escroto ara localizar os canais por onde passam o sêmen com os espermatozoides. Esses canais são cortados e depois amarrados. Por último o médico fecha o pequeno corte. O procedimento costuma ser rápido, pouco invasivo e pode ser realizado em ambulatório, sem necessidade de hospital. Em menos de 30 minutos, o homem está liberado para ir para casa.

E como fica a ejaculação após o procedimento?

Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, mas não haverá espermatozoides no líquido ejaculado. A vasectomia não causa impotência, não diminui a libido e não causa perda de sensibilidade durante o ato sexual.

Cada vez mais as cirurgias abertas estão sendo abandonadas devido aos riscos das mesmas (hemorragias, sangramento durante a cirurgia, infecção da ferida operatória, cicatriz não-estética, hérnias nas incisões cirúrgicas, etc).

A Cirurgia Minimamente Invasiva por sua vez se desenvolve de maneira progressiva, levando benefícios a um número crescente de pacientes.

Compartilhe

O que é Doença de Peyronie? 

Trata-se de uma patologia que se manifesta por meio de fibrose no pênis, provocando deformidades no órgão, dor, tortuosidade e diminuição do pênis.  Essa curvatura no membro só é percebida durante a ereção. 

O problema costuma aparecer a partir de que idade?

Geralmente ocorre em homens acima de 45 anos. Segundo a literatura médica esse problema acomete cerca de 10% dos homens e causa muitos transtornos. As taxas podem ser ainda maiores em pacientes que apresentam problemas de disfunção erétil e diabetes. 

É uma doença hereditária?

A Doença de Peyronie não é hereditária e alguns fatores podem contribuir para o surgimento, tais como fraturas no pênis em posição ereta, ocorrência de micro traumas, doenças metabólicas, autoimunes e fibromatosas. É comum que pacientes que sofrem com a Doença de Peyronie enfrentem quadros depressivos ou de ansiedade, pois afeta diretamente a saúde sexual do homem.

Quais são os tipos de tratamentos?

Dentre os tratamentos convencionais estão o uso de medicamento e a cirurgia. Mas, uma das opções promissoras de tratamento é o uso de ondas de choque de baixa intensidade, principalmente para os estágios iniciais. As ondas de choque interagem com o tecido e induzem uma cascata de reações biológicas. 

Compartilhe

O que é estudo urodinâmico?

O estudo urodinâmico também chamado de avaliação urodinâmica é um exame que imita a fase do armazenamento e do esvaziamento da bexiga. Então sua função é demonstrar as causas de incontinência urinária ou de dificuldade para urinar.

Onde se faz o exame?

O exame é realizado no consultório médico sob a supervisão do urologista. O exame é feito com anestesia local onde pequenas sondas passam no canal urinário. Por meio dessas sondas é realizado o enchimento da bexiga com soro e medição das pressões dentro da bexiga.

Quais são as patologias que o exame ajuda a diagnosticar?

1) Aumento da próstata (avalia a presença de obstrução ao fluxo urinário pela próstata, bem como a força de contração da bexiga).

2) Incontinência urinária na mulher (determina a causa exata da perda de urina: se a está associada à urgência miccional/bexiga hiperativa ou se ocorre a esforços).

3) Incontinência urinária no homem (exemplo:após cirurgia para remoção da próstata).

4) Pacientes com lesões neurológicas (bexiga neurogênica).

5) Crianças com meningomielocele

Compartilhe

O que é postectomia?

Trata-se de uma cirurgia para a retirada do excesso de pele (prepúcio) que reveste a parte de cima do pênis (glade). Conhecida popularmente como fimose pode provocar dor, dificuldade de limpeza da glande e infecções de repetição nessa parte do pênis. 

Como é feita a cirurgia?

Trata-se de um procedimento ambulatorial que pode ser realizado apenas com anestesia local ou associado com uma sedação. Demora 50 minutos e não requer internação hospitalar. A rotina de atividades poderá voltar ao normal após sete dias.

Compartilhe

O que é condiloma genital?

São verrugas genitais causadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano). Estudos recentes apontam que até 60% da população sexualmente ativa já tenha tido contato com este vírus, mas não são todas as pessoas que desenvolvem a doença. As verrugas genitais são consideradas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Alguns tipos de HPV estão relacionados ao câncer de colo de pênis, útero, canal anal e cavidade oral. No homem, o HPV pode se manifestar como uma verruga genital, como uma condilomatose peniana ou até mesmo um câncer de pênis.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito das seguintes formas: exame clínico (na maioria das vezes), peniscopia (exame indolor que auxilia no diagnóstico e lesões causadas pelo HPV não visíveis a olho nu e biopsia do pênis (reservada para caso de suspeitas de câncer).

Como é feito o tratamento?

O tratamento objetiva destruir as verrugas por meio de uma cauterização química (com ácidos), elétrica (com bisturi elétrico) ou por congelamento (feito com nitrogênio). E, a vacinação reduz a chance recidiva do HPV. 

Compartilhe

O que é biopsia peniana?

Trata-se de um procedimento que é feito para diagnosticar suspeitas de HPV e câncer de pênis. Neste exame é feita a remoção de uma pequena quantidade de tecido para avaliação da presença ou não de câncer. O procedimento é feito com anestesia local e o fragmento retirado é enviado ao laboratório para ser analisado. 

Compartilhe

O que é plástica para freio peniano?

Trata-se de uma prega que está localizada na parte inferior da glande e faz uma ligação dela com o prepúcio (pele que recobre a glande). Se o indivíduo tem o freio peniano curto ele pode acabar apresentando uma curvatura muito acentuada da glande para baixo e pode ter dificuldades durante o ato sexual causando dor.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é uma cirurgia que também é chamada de plástica que consiste na retirada ou corte cirúrgico do freio. A cirurgia é simples e costuma ser realizada com anestesia local.

Compartilhe

O que é ejaculação precoce?

Segundo a Sociedade Internacional de Medicina Sexual a ejaculação precoce costuma ocorrer cerca de 1 minuto da penetração vaginal, ou que tenha tido uma redução significativa e incômoda no tempo para ejacular.  Caso isso ocorra só de vez em quando não é preciso se preocupar, Mas, caso seja frequente é indicativo que é hora de procurar um médico. E não hesite em fazer isso, pois o problema é mais comum do que se pensa.

Quais são as causas mais comuns?

Pode estar associada a problemas psicológicos e biológicos. Nenhuma teoria sobre as causas orgânicas da ejaculação precoce foi comprovada. Sabe-se, porém, que algumas doenças neurológicas podem provocar o distúrbio. Por isso, a avaliação de um profissional qualificado é fundamental

Os médicos classificam a ejaculação precoce em duas categorias: primária e secundária. A ejaculação precoce primária é caracterizada por problemas identificados durante toda a vida do paciente.

Como tratar?   

De um modo geral, o tratamento inclui psicoterapia ou o uso de antidepressivos, que ajudam a aumentar a quantidade de serotonina no cérebro.

Compartilhe

Para que servem as ondas de choque?

As ondas de choque de baixa intensidade estão sendo consideradas grandes aliadas para tratar homens que apresentam problemas como a disfunção erétil vascular ou doença de Peyronie. Estudos recentes também apontam ótimos resultados para quem recebe o diagnóstico de dores pélvicas crônicas, tanto em homens quando em mulheres. Buscando sempre inovações tecnológicas e embasamento científico, o Centro de Urologia Campinas (Uroderma) conta com um equipamento de alta tecnologia e uma equipe qualificada para avaliar os casos que podem ser beneficiados com o uso das ondas de choque.

O tratamento é dolorido?

Não, as ondas de choque são indolores. Não é um tratamento invasivo e não deixa cicatrizes. Logo após o término do procedimento já é possível retornar as atividades do cotidiano.

Quanto tempo demora o tratamento?

O tratamento é feito num período de três semanas, com 2 sessões por semana que duram em média de 20 a 30 minutos.  Vale destacar que ocorre em regime ambulatorial, no consultório médico.

O que os estudos apontam?

A Associação Europeia de Urologia (EAU) apontou recentemente que o tratamento por ondas de choque de baixa intensidade tem sido muito eficaz para tratar homens que apresentam problemas com a disfunção erétil vascular. Quando aplicadas, as ondas de choque interagem com o tecido e induzem a uma cascata de reações biológicas, contribuindo para o aumento do fluxo sanguíneo que, por sua vez, é necessário para alcançar e manter uma ereção. Dessa forma, ocasiona uma melhora significativa no desempenho sexual.

Compartilhe

Plano alimentar personalizado para cada objetivo do paciente

  • Emagrecimento
  • Hipertrofia
  • Patologias em que a nutrição pode ajudar ( gastrite, úlcera, esteatose hepática não alcoólica, diabetes, hipertensão, dislipidemia entre outros)
Compartilhe

Reeducação e equilíbrio alimentar é o processo de reavaliar os hábitos e comportamentos diante da comida, ou seja, é a melhora da relação com a comida, sem terrorismo alimentar, dietas radicais e demonização dos alimentos .

Compartilhe
  • Modulação intestinal possibilita o equilíbrio da microbiota intestinal (equilíbrio entre as bactérias boas e patogênicas do intestino), tratamento da disbiose, síndrome do intestino irritável, constipação, diarreia crônica, doença inflamatória intestinal e colite.
  • A modulação intestinal também é benéfica em casos de doenças do trato respiratório (asma, rinite e sinusite) doenças auto imunes, e doenças sistêmicas como obesidade, hipertensão e diversas outras.
Compartilhe
  • A nutrição é uma das especialidades importantes no enfrentamento do câncer. Dependendo do tipo e da localização do tumor, do tratamento proposto e das condições clínicas do paciente, as chances do paciente se desnutrir durante o tratamento aumentam. Por outro lado, alguns pacientes ganham muito peso, o que pode comprometer o resultado a longo prazo.  
  • Por esses motivos uma alimentação equilibrada e saudável pode auxiliar no tratamento e bem estar no paciente, ajudando na recuperação  e diminuindo sintomas causados pelos tratamentos medicamentosos. 
Compartilhe

• Tratamento de Cálculos Urinários de forma endoscópica com utilização de laser (ureteroscopia, cirurgia percutânea)
• Colocação de Próteses Penianas , Esfíncteres Urinários e Balões periuretrais (Proact)
• Cirurgia de Varicocele ou de reversão de vasectomia com uso de microscópio
• Ressecção Endoscópica da Bexiga e da Hiperplasia Benigna da Próstata com utilização de bisturi bipolar ou laser
• Cirurgias oncológicas na Urologia
• Tratamento de cálculos urinários com litotripsia extra-corpórea por ondas de choque

Compartilhe

Comprometimento e qualidade é uma busca constante para todos nossos especialistas.

Agende sua consulta