Nosso foco é a prevenção!

O Centro de Urologia Campinas possuí uma equipe médica especializada em urologia, para consultas, procedimentos, exames e cirurgias, além de especialista em fisioterapia que realiza tratamentos especializados em urologia e na área de estética. A clínica também conta com médico ginecologista mastologista e dermatologista, além de nutricionista, para oferecer ao paciente um espaço completo de procedimentos que visam a saúde, o bem- estar e a qualidade de vida.

Selecione acima HOMENS, MULHERES ou GESTANTES e tenha acesso a todos os serviços do Centro de Urologia Campinas. rolando a página para baixo !

Benefícios da Fisioterapia Pélvica para futuras mamães

A fisioterapia pélvica atua no tratamento e prevenção das diferentes disfunções da região pélvica, mais especificamente relacionada a musculatura que envolve o assoalho pélvico, também chamado de períneo – região que vai da sínfise púbica (osso palpado um pouco acima do clitóris) até o cóccix (final da coluna vertebral, logo acima do ânus).

Para as gestantes, a fisioterapia pélvica traz inúmeros benefícios. A fisioterapia focada no assoalho pélvico ajuda a preparar o corpo da mulher para o parto natural. Além de fortalecer os músculos da região e auxiliar na diminuição da dor, os exercícios previnem possíveis disfunções. Para quem opta pela cesárea, a fisioterapia pélvica contribui para melhorar a qualidade da gestação, reduzir dores na coluna, no púbis, o inchaço e a fadiga.

Após o parto, a fisioterapia também é recomendada após 90 dias contribuindo para minimizar a formação de cicatrizes, a diástase – a separação dos músculos retos abdominais, a incontinência urinária e retornando as funções sexuais nos casos de parto vaginal.

O Centro de Urologia Campinas conta com esse tratamento e atendimento às gestantes! Confira abaixo todos os procedimentos oferecidos!

Por que fazer fisioterapia pélvica durante a gravidez?

Sabemos que a gestação traz inúmeras mudanças no corpo da mulher, principalmente as hormonais e físicas. Isso tudo acontece para favorecer o crescimento e desenvolvimento do bebê, mas traz consequências literalmente dolorosas para o corpo da mulher. Uma forma de aliviar e amenizar os desconfortos provocados pela gravidez é por meio da fisioterapia.

E o que é a fisioterapia pélvica e o que ela pode ajudar?

A fisioterapia pélvica é realizada para fortalecer os músculos do períneo. Ela pode ser feita a partir do terceiro mês de gestação, desde que o obstetra libere e também após o parto. Ela é importante para o apoio às vísceras, evitando a queda da bexiga, útero e reto, entre outros, também previne a incontinência urinária e fecal, uma vez que o esfíncter funciona como uma válvula, e a outra função é a sexual.

Quais outros benefícios e indicações?

Melhora da postura, reduz inchaços, diminui as dores nas articulações, lombar, pés e pernas, reduz as câimbras, melhora a circulação sanguínea e fortalece o assoalho pélvico.

A fisioterapia pélvica ajuda no parto natural ou normal?

Sim, ela contribui com a preparação do parto natural e normal pois auxilia no fortalecimento da pelve, no aprendizado respiratório e no controle do corpo.

Todas as gestantes podem fazer?

Antes de iniciar é preciso realizar uma avaliação na qual são analisados os histórico da saúde família, histórico de gestações anteriores e as condições físicas da mulher serão anotadas e analisadas para indicar os exercícios corretos para o que precisa.

Quais são os exercícios mais recomendados?

Na lista estão pilates, alongamento, massagem perineal, além do uso de dispositivos que auxiliam no alongamento da musculatura do canal de parto.

Mas o que é assoalho pélvico?

O assoalho pélvico é um músculo parecido com uma rede, responsável por sustentar os órgãos pélvicos.

O que o enfraquecimento do assoalho pélvico pode causar?

Escape de xixi quando a pessoa espirra, ou tosse,risco de queda de bexiga, queda de útero (quando os órgãos caem do lugar natural e ficam muito próximos à vagina). Nos homens, as disfunções causadas por distúrbios no assoalho pélvico envolvem também impotência sexual.

O que faz um profissional que trabalha com a fisioterapia pélvica?

Ensina exercícios de fortalecimento e prevenção. Com o assoalho pélvico mais forte, a chance de ter bexiga baixa ou até uma laceração no parto vaginal é bem menor.

Compartilhe

Plano alimentar personalizado para cada objetivo do paciente

  • Emagrecimento
  • Hipertrofia
  • Patologias em que a nutrição pode ajudar ( gastrite, úlcera, esteatose hepática não alcoólica, diabetes, hipertensão, dislipidemia entre outros)
Compartilhe

Reeducação e equilíbrio alimentar é o processo de reavaliar os hábitos e comportamentos diante da comida, ou seja, é a melhora da relação com a comida, sem terrorismo alimentar, dietas radicais e demonização dos alimentos .

Compartilhe
  • Modulação intestinal possibilita o equilíbrio da microbiota intestinal (equilíbrio entre as bactérias boas e patogênicas do intestino), tratamento da disbiose, síndrome do intestino irritável, constipação, diarreia crônica, doença inflamatória intestinal e colite.
  • A modulação intestinal também é benéfica em casos de doenças do trato respiratório (asma, rinite e sinusite) doenças auto imunes, e doenças sistêmicas como obesidade, hipertensão e diversas outras.
Compartilhe

O que é?

A fisioterapia pélvica durante a gravidez é um recurso valioso para a gestante se preparar para o parto, fortalecer a região pélvica, reduzir o inchaço e promover alívio nas dores lombares e nas articulações. Proporcionar qualidade de vida nesse período tão importante e intenso para a mulher. É indicado tanto para mulheres que pretendem fazer parto normal quanto cesárea.

O que o Centro de Urologia Oferece?

  • Termoterapia para promover o relaxamento lombar.
  • Massagem (drenagem) que ajuda a relaxar, alivia inchaços típicos da gravidez, reduz o acúmulo de retenção liquida.
  • Alongamentos
  • Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS) para alívio nas dores das costas, joelhos e tornozelos.
  • Exercícios respiratórios
  • Bola suíça para promover o equilíbrio
  • Exercícios de fortalecimentos de braços e assoalho pélvico
  • Epi-no que promove o fortalecimento da musculatura pélvica, melhorando a elasticidade

Existe alguma restrição?

Todos estes recursos somente podem ser utilizados com autorização do médico responsável.

Compartilhe

O que é?

A gravidez é o período em que a mulher, ao carregar o bebê, faz uma sobrecarga na região do períneo, que é o conjunto de músculos que ficam na base da pelve e sustentam a uretra a vagina e o ânus, além da bexiga e do útero. Após o parto, a fisioterapia pélvica é importante para reabilitar essa região e o corpo da mulher, bem como um recurso eficaz para o tratamento de disfunção sexual, incontinência urinária, constipação, incontinência fecal e o prolapso dos órgãos pélvicos – problema também conhecido como “bexiga caída”, que podem ser provocados no período gestacional.

O que o Centro de Urologia Oferece?

  • Reabilitação e fortalecimento pélvico
  • Aparelho de eletroestimulação – é uma estimulação leve, que permite obter uma resposta muscular e um relaxamento. Ela é feita para ‘acordar os músculos’.
  • Uso de cone vaginal

Existe alguma restrição?

Todos estes recursos somente podem ser utilizados com autorização do médico responsável e serão realizados os procedimentos adequados de acordo com a necessidade da paciente.

Compartilhe

Comprometimento e qualidade é uma busca constante para todos nossos especialistas.

Agende sua consulta