Doença de Peyronie e tratamento por ondas de choque

Doença de Peyronie e tratamento por ondas de choque


O que é Doença de Peyronie? 

Trata-se de uma patologia que se manifesta por meio de fibrose no pênis, provocando deformidades no órgão, dor, tortuosidade e diminuição do pênis.  Essa curvatura no membro só é percebida durante a ereção. 

O problema costuma aparecer a partir de que idade?

Geralmente ocorre em homens acima de 45 anos. Segundo a literatura médica esse problema acomete cerca de 10% dos homens e causa muitos transtornos. As taxas podem ser ainda maiores em pacientes que apresentam problemas de disfunção erétil e diabetes. 

É uma doença hereditária?

A Doença de Peyronie não é hereditária e alguns fatores podem contribuir para o surgimento, tais como fraturas no pênis em posição ereta, ocorrência de micro traumas, doenças metabólicas, autoimunes e fibromatosas. É comum que pacientes que sofrem com a Doença de Peyronie enfrentem quadros depressivos ou de ansiedade, pois afeta diretamente a saúde sexual do homem.

Quais são os tipos de tratamentos?

Dentre os tratamentos convencionais estão o uso de medicamento e a cirurgia. Mas, uma das opções promissoras de tratamento é o uso de ondas de choque de baixa intensidade, principalmente para os estágios iniciais. As ondas de choque interagem com o tecido e induzem uma cascata de reações biológicas.