Fisioterapia pélvica na gravidez

Fisioterapia pélvica na gravidez


Por que fazer fisioterapia pélvica durante a gravidez?

Sabemos que a gestação traz inúmeras mudanças no corpo da mulher, principalmente as hormonais e físicas. Isso tudo acontece para favorecer o crescimento e desenvolvimento do bebê, mas traz consequências literalmente dolorosas para o corpo da mulher. Uma forma de aliviar e amenizar os desconfortos provocados pela gravidez é por meio da fisioterapia.

E o que é a fisioterapia pélvica e o que ela pode ajudar?

A fisioterapia pélvica é realizada para fortalecer os músculos do períneo. Ela pode ser feita a partir do terceiro mês de gestação, desde que o obstetra libere e também após o parto. Ela é importante para o apoio às vísceras, evitando a queda da bexiga, útero e reto, entre outros, também previne a incontinência urinária e fecal, uma vez que o esfíncter funciona como uma válvula, e a outra função é a sexual.

Quais outros benefícios e indicações?

Melhora da postura, reduz inchaços, diminui as dores nas articulações, lombar, pés e pernas, reduz as câimbras, melhora a circulação sanguínea e fortalece o assoalho pélvico.

A fisioterapia pélvica ajuda no parto natural ou normal?

Sim, ela contribui com a preparação do parto natural e normal pois auxilia no fortalecimento da pelve, no aprendizado respiratório e no controle do corpo.

Todas as gestantes podem fazer?

Antes de iniciar é preciso realizar uma avaliação na qual são analisados os histórico da saúde família, histórico de gestações anteriores e as condições físicas da mulher serão anotadas e analisadas para indicar os exercícios corretos para o que precisa.

Quais são os exercícios mais recomendados?

Na lista estão pilates, alongamento, massagem perineal, além do uso de dispositivos que auxiliam no alongamento da musculatura do canal de parto.

Mas o que é assoalho pélvico?

O assoalho pélvico é um músculo parecido com uma rede, responsável por sustentar os órgãos pélvicos.

O que o enfraquecimento do assoalho pélvico pode causar?

Escape de xixi quando a pessoa espirra, ou tosse,risco de queda de bexiga, queda de útero (quando os órgãos caem do lugar natural e ficam muito próximos à vagina). Nos homens, as disfunções causadas por distúrbios no assoalho pélvico envolvem também impotência sexual.

O que faz um profissional que trabalha com a fisioterapia pélvica?

Ensina exercícios de fortalecimento e prevenção. Com o assoalho pélvico mais forte, a chance de ter bexiga baixa ou até uma laceração no parto vaginal é bem menor.