Bexiga Hiperativa

Bexiga Hiperativa


O que é bexiga hiperativa?

Caracteriza-se pela associação de alguns sintomas como urgência urinária, com ou sem incontinência associada e pode ser acompanhada pelo aumento da frequência da incontinência urinária noturna. Para ter uma diagnóstico preciso é necessário descartar a infecção de urina.

Como pode ocorrer?

Trata-se de um um problema de origem neuromuscular, no qual o músculo detrusor contrai-se inapropriadamente durante a fase de enchimento da bexiga. Estas contrações ocorrem com frequência e independentemente da quantidade de urina armazenada na bexiga. Existem vários problemas que podem desencadear a hiperatividade do músculo detrusor, dentre eles: infecção urinária, constipação intestinal, obesidade, cálculos renais, idade avançada, hérnia de disco, AVC, esclerose múltipla, dentre outros. Pode também não estar associada a nenhum desses fatores.

Como diagnosticar?

O diagnóstico da bexiga hiperativa é feito por meio de uma avalição cuidadosa do paciente e de exame físico. Também são realizados exames para descartar a infecção de urina e o estudo urodinâmico.

Como é feito o tratamento?

O médico especialista determinará o melhor tratamento de acordo com cada caso. Mas, pode envolver medicamentos, cirurgia e terapia comportamental. A escolha ocorrerá de acordo com a intensidade dos sintomas em cada paciente.