
Já agendou seus exames preventivos para 2025?
O começo do ano traz novas metas e oportunidades de cuidar de quem mais importa: você, mulher!
Manter os exames preventivos em dia é um compromisso essencial com a sua saúde.
Entre eles, o Papanicolau é fundamental para mulheres que já iniciaram a vida sexual, ajudando a identificar precocemente alterações que podem evoluir para câncer de colo de útero ou detectar doenças sexualmente transmissíveis.
Como funciona o exame Papanicolau?
Realizado de forma rápida, simples e indolor em consultório médico, o exame envolve a análise externa e interna da região pélvica. O ginecologista utiliza um espéculo para visualizar possíveis alterações na cavidade vaginal, como inflamações ou lesões.
Além disso, o preventivo inclui o exame de mamas, que pode identificar nódulos indicativos de câncer de mama.
Que tal começar o ano investindo na sua saúde?
No Centro de Urologia Campinas, contamos com duas ginecologistas experientes para cuidar de você:
Dra. Aline Abadia Neves Alves Bartolomei
Dra. Juliana Hamasaki
Veja 5 motivos sobre a importância visitar periodicamente o ginecologista
1. Prevenir câncer de mama e de colo de útero
Realização anual de exames permitem o diagnóstico e o tratamento precoce dos cânceres de mama, vulva, vagina, colo de útero e ovários. Se a doença for detectada logo no início, as chances de cura podem chegar a até 95%.
2.Definir métodos para evitar a gravidez
Existem diversos métodos e somente o médico ginecologista é o responsável por ajustar as opções existentes conforme o organismo e as preferências de cada paciente.
3. Tratar disfunções sexuais
Dores vaginais durante a relação sexual, falta de desejo e dificuldade de atingir orgasmo são sintomas de disfunções sexuais, que podem ser provocados por questões psicológicas ou físicas e o ginecologista pode ajudar na escolha do melhor tratamento.
4. Menopausa
O acompanhamento do ginecologista ajuda a mulher a controlar as alterações que ocorrem neste período para melhor qualidade de vida.
5. Queixas
Dores pélvicas, corrimentos, infecções, coceiras e sangramento genital anormal, queixas urinárias são alguns sintomas que a mulher deve procurar o ginecologista para avaliação.