Disfunção erétil? Veja o que fazer!

Disfunção erétil? Veja o que fazer!

Todo homem com uma vida sexual normal sabe o que é. E certamente já viveu esse problema. Disfunção erétil é uma realidade do sexo masculino. Um dia pode acontecer com você. O importante é saber quais são as causas e o que fazer para contornar a situação.


O que é disfunção erétil?

É a famosa impotência sexual. Isso mesmo: a dificuldade que o homem pode ter em obter ou manter uma ereção suficiente para a relação sexual.

Mas isso só acontece com gente mais velha, certo?

Errado. A disfunção erétil é um problema que pode ocorrer em homens de todas as idades! Só para você ter ideia, cerca de 50% da população masculina tem alguma queixa de disfunção erétil.

Então nem todo mundo que envelhece tem disfunção erétil?

Nem todo mundo. Idosos com boa saúde podem ter uma vida normal. Quando a disfunção erétil ocorre, depois de certa idade, pode estar associada a outras doenças comuns nessa fase da vida.

Quem tem disfunção erétil pode ter mais algum problema?

A disfunção erétil pode estar acompanhada de outros problemas, como a ejaculação precoce, quando o homem chega ao orgasmo muito rapidamente, e a perda de libido, que é a falta de vontade de fazer sexo.

E quais são as causas da disfunção erétil?

Existem os motivos psicológicos e os motivos físicos. Em 70% dos pacientes jovens e em 35% dos mais velhos, a disfunção é causada por problemas psicológicos. Depressão e ansiedade são os exemplos mais comuns, porque afetam o sistema nervoso, responsável pela ereção (endurecimento do pênis).

Quer dizer que o segredo está na cabeça da gente?

Isso mesmo! A ereção é controlada basicamente pelo sistema nervoso autônomo. Quando o homem tem um estímulo sexual, impulsos nervosos são gerados no cérebro e transmitidos ao pênis por meio da medula espinhal e dos nervos periféricos. Esses impulsos nervosos provocam um aumento do fluxo sanguíneo no pênis, causando o preenchimento dos tubos que existem em seu interior até torná-lo ereto. Portanto, se o sistema nervoso não estiver bom, a ereção será prejudicada.

E as causas físicas da disfunção erétil? Quais são?

As causas físicas são divididas em quatro grupos:
• alterações hormonais;
• alterações vasculares ( arteriosclerose, traumatismos);
• alterações neurológicas ( neuropatia diabética ou alcoólica, cirurgia pélvica e trauma de medula);
• alterações medicamentosas ( fumo, drogas, anti-hipertensivos etc).

De que maneira se faz o diagnostico da disfunção erétil?

O diagnóstico da disfunção erétil pode ser feito em uma consulta cuidadosa ao médico. Primeiro o paciente é ouvido atentamente e preenche questionários para determinar os níveis de sua disfunção. Além dessa avaliação, exames de sangue, dosagens d hormônios, glicose, colesterol e triglicérides auxiliam o médico a diagnosticar a disfunção erétil e encontrar suas causas.

Disfunção erétil tem tratamento?

Claro que tem! Existem vários tipos de tratamento dependendo da causa. Alguns deles restauram completamente a potência sexual do homem, como a psicoterapia, a terapia por ondas de choque, a reposição hormonal e medicamentos. Em casos mais sérios, e raros, o implante de prótese peniana pode resolver satisfatoriamente o problema.