A importância da testosterona para a saúde do homem
A testosterona é o principal hormônio masculino. O início da queda hormonal masculina acontece em média aos 40 anos. Nesta idade já é clinicamente evidente a mudança nos níveis de testosterona e a reposição hormonal pode trazer benefícios!
A testosterona é o principal hormônio masculino. Ela é sintetizada nos testículos e em menor proporção nas glândulas suprarrenais. E importante para a expressão das características masculinas desde o desenvolvimento intra-uterino, infância, puberdade e posteriormente na manutenção da vida sexual do homem.
Vale destacar que a testosterona tem várias funções no funcionamento do corpo, sendo importante na manutenção do desejo sexual, na qualidade da ereção, da massa muscular e óssea, das funções cognitivas, metabolismo lipídico e da vitalidade da pele.18
A diminuição da produção de testosterona pode causar sinais e sintomas específicos de acordo com a idade que acontece. A deficiência androgênica do envelhecimento é um problema que afeta ao redor de 15% dos homens com mais de 40 anos.
Os sintomas mais frequentes são diminuição do desejo sexual, diminuição das ereções matinais, disfunção erétil, desmotivação, irritabilidade, falta de energia, fadiga, perda de peso, obesidade, diminuição de massa muscular e osteopenia (perda de massa óssea que leva a osteoporose).
Os benefícios da reposição hormonal incluem melhora da saúde sexual, saúde óssea, saúde muscular, saúde emocional e melhora da atividade cardíaca. Portanto peça uma avaliação mais detalhada com seu médico para que ele indique o melhor tratamento para você.
Dr José Moisés Terrazas Garrett
Membro da Sociedade Brasileira de Urologia
Diretor Médico Responsável do Centro de Urologia Campinas
CRM 86.013