5 mitos sobre câncer de próstata
Leia os tópicos abaixo que são muito importantes para ajudar na prevenção e manutenção da saúde masculina
A data de 17 de novembro é reservada ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No mês marcado pela importante campanha do Novembro Azul resolvi abordar alguns temas que são mitos sobre a saúde masculina.
O EXAME DE TOQUE RETAL DÓI?
Isso é mito! O homem só sente um leve desconforto durante o exame de toque retal e o exame dura em média cinco segundos. O risco da dor só existe se o homem tiver inflamação na próstata.
CÂNCER DE PRÓSTATA SÓ ACOMETE IDOSOS?
Isso é mito! Cerca de 35% dos casos da doença são entre pessoas de 40 a 65 anos. Homens que têm história familiar de câncer de próstata (pai, irmãos e tios) e/ou pretos devem fazer exames preventivos a partir dos 45 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.
SE O EXAME DE PSA DEU BAIXO, NÃO PRECISO FAZER O TOQUE RETAL?
Isso é mito! Cerca de 20% dos tumores de próstata crescem sem aumentar o PSA. Para quem não sabe o PSA (sigla de antígeno prostático específico, em inglês) avalia somente se algo não vai bem com a próstata. Para determinar se é um tumor, uma inflamação ou apenas um aumento benigno, é preciso fazer o exame de toque. O toque retal é a única forma de se chegar a um diagnóstico definitivo.
O CÂNCER DE PRÓSTATA NÃO É FATAL?
Isso é mito! O câncer de próstata é uma doença silenciosa que, em muitos casos, tem um crescimento lento e não apresenta sintomas. Apesar disso é a segunda maior causa de morte no país, por câncer, entre os homens. Fica atrás somente do câncer de pulmão.
TODO HOMEM QUE TEM CÂNCER DE PRÓSTATA FICARÁ IMPOTENTE?
MITO! A impotência afeta cerca de 10% dos pacientes. Com tratamentos corretos esses índices ficam cada vez menores.
Caso tenha dúvidas, envie uma mensagem ou agende uma consulta no Centro de Urologia Campinas.
Dr José Moisés Terrazas Garrett
Membro da Sociedade Brasileira de Urologia
Diretor Médico Responsável do Centro de Urologia Campinas
CRM 86.013